Saiba como um novo tipo de espuma vai deixar os robôs mais inteligentes

Saiba como um novo tipo de espuma vai deixar os robôs mais inteligentes

Pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura anunciaram recentemente o desenvolvimento de uma espuma inteligente capaz de garantir aos robôs uma sensibilidade mais próxima dos humanos.

+ Helicóptero Ingenuity da Nasa quebra novos recordes em Marte
+ Nintendo revela novo Switch com tela OLED
+ Gramado Summit fará evento com Washington Olivetto, Eco Moliterno e Ana Antunes
+ Cartucho raro de The Legend of Zelda vai a leilão nos EUA

Chamada de AiFoam, o novo material — que tem aspecto parecido com uma esponja — permite que os robôs sejam capazes de identificar a presença de humanos ou outros objetos antes mesmo de tocá-los diretamente. Outra capacidade obtida com a nova espuma é de se autorreparar.

Até então, a ciência havia criado apenas peles “inteligentes” que permitiam aos robôs reagirem ao toque, mas sem serem capazes de identificar outros tipos de interações sensoriais.

O segredo do novo material são as partículas microscópicas de metal, que dão à espuma a capacidade de identificar objetos capacitivos, como a pele humana, tendo um desempenho superior inclusive ao de peles “inteligentes” feitas de silicone.

Uma aplicação prática inicial para a tecnologia é no desenvolvimento, por exemplo, de robôs aspiradores mais eficientes e capazes de evitar colisões com humanos e outros seres vivos de maneira mais eficiente.

Redação: