Uma das estrelas de “Top Gun: Maverick”, que estreou nesta semana nos cinemas brasileiros, é, sem dúvidas, o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet. O avião de caça da Marinha dos Estados Unidos que substituiu o Grumman F-14 Tomcat usado por Tom Cruise no filme original, de 1986.
+ Caça invisível russo Sukhoi Su-75 “Checkmate” entra em produção em 2027
+ Veja os 5 aviões de caça a jato mais velozes em serviço
+ Microsoft Flight Simulator: expansão Top Gun já está disponível
Versão mais recente do F/A-18, entrou em serviço em 1999 e mesmo sendo mais compacto e menos veloz que o F-14, acabou assumindo as funções dele em 2006, com a desativação definitiva do Tomcat na aviação naval americana.
Supersônico, o Super Hornet é operado pelos EUA de porta-aviões e atinge uma velocidade máxima de Mach 1.6. É capaz de transportar uma série de sensores e armamentos inteligentes, além dos mísseis de combate aéreo AIM-9 Sidewinder (curto alcance) e AIM-120 AMRAAM (médio alcance).
Além das versões de combate, o Super Hornet conta ainda com a variação EA-18G, que é voltada para guerra eletrônica, atuando prejudicando as comunicações e o funcionamento dos radares inimigos.
Atualmente, além dos Estados Unidos (que tem quase 700 aeronaves do modelo), o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet voa na Força Aérea da Austrália (com 23 unidades do biposto F e 11 do EA-18G) e em breve deve começar a voar também no Kuwait, que fechou uma encomenda de 32 aeronaves nas configurações biposto e monoposto.