
A chinesa DeepSeek está fazendo as empresas de tecnologia americanas tremerem de medo depois do lançamento de sua própria ferramenta de inteligência artificial gratuita, que é capaz de concorrer diretamente com o ChatGPT.
+ Vídeo: Modelo revela “truque com arroz” para posar para fotos deslumbrantes
+ Conheça DeepSeek, ferramenta de IA chinesa que pode desbancar o ChatGPT
O CEO da empresa, Liang Wenfeng, criou a DeepSeek na cidade de Hangzhou, na China, com os lucros de seu bem-sucedido negócio financeiro, embora alguns céticos questionem o quão grande é o papel do estado chinês no rápido desenvolvimento da empresa.
Wenfeng, que segundo relatos da mídia chinesa acabou de completar 40 anos, lançou seu aplicativo nos Estados Unidos no mesmo dia da posse de Donald Trump. Agora, empresas do Vale do Silício temem que a DeepSeek seja capaz de pegar trilhões do valor de mercado global de tecnologia.
Um “nerd” da matemática que pretendia criar uma IA de nível humano, Liang chegou a contar aos seus colegas sobre seus planos no início de sua carreira, mas nenhum de seus parceiros de negócio acreditou muito em suas ambições.
O agora CEO da DeepSeek nunca foi motivado por dinheiro, de acordo com amigos, mas sempre esperou conquistar o respeito do mundo da tecnologia dominado pelos EUA. Trump chegou a elogiar a movimentação da China na “corrida de IA” como um alerta para os EUA “acordarem”.
No entanto, especialistas ressaltam que os EUA e o Reino Unido, que já demonstraram preocupação com apps chineses como o TikTok anteriormente, realmente devem ficar em alerta em relação ao nível de envolvimento do governo chinês no recebimento de dados da IA da DeepSeek.
“Assim como o TikTok, a DeepSeek tem a capacidade de coletar massas de dados sensíveis, todos vulneráveis à interferência do estado”, explicou Luke de Pulford, diretor da Aliança Interparlamentar sobre a China, ao MailOnline.
“Além das violações da proteção de dados, isso dá ao Partido Comunista uma vantagem estratégica – eles podem processar e analisar informações íntimas sobre centenas de milhões de cidadãos estrangeiros.”
Foto e vídeo: X. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.