Após muitas reviravoltas, Sam Altman retorna ao cargo de CEO da OpenAI. Considerado o ‘pai do ChatGPT‘, Sam é um dos fundadores da empresa, e havia sido demitido na última sexta-feira (17).
+NASA destaca clique de nebulosa que ‘sobrou’ da explosão de supernova
+James Webb revela detalhes e segredos incríveis do centro da Via Láctea
+10 maluquices que técnicos de informática já enfrentaram
Hoje (22), a OpenAI usou a conta oficial do X, antigo Twitter, para anunciar a recontratação de Sam Altman em seu antigo cargo de CEO, além de novos membros para o conselho da empresa.
“Chegamos a um acordo de princípio para Sam Altman retornar à OpenAI como CEO com um novo conselho inicial composto por Bret Taylor (Presidente), Larry Summers e Adam D’Angelo. Estamos colaborando para descobrir os detalhes. Muito obrigado por sua paciência com isso”.
Após o comunicado da empresa dona do ChatGPT, Sam Altman, que chegou a aceitar um convite para trabalhar na Microsoft, também falou sobre o assunto e seu retorno à empresa:
“Eu adoro a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter esta equipe e sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com a nova diretoria e o apoio de Satya [Satya Nadella, CEO da Microsoft], estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft”.
A demissão de Sam Altman da OpenAI
A demissão de Altman foi feita pelo conselho da OpenAI, que justificou a saída do executivo por ‘falta de transparência em suas comunicações’. Contudo, em seu comunicado oficial, o conselho da OpenAI não citou exemplos de comportamentos para provar a desconfiança em Sam de liderar a empresa.
Neste meio tempo, Greg Brockman, até então presidente do conselho da OpenAI e também cofundador da empresa, revelou que não foi informado sobre a decisão de demitir Altman, e pediu demissão em solidariedade ao executivo. Os dois chegaram a aceitar um convite do CEO da Microsoft, Satya Nadella, para liderarem uma nova equipe de pesquisa em inteligência artificial na empresa.
Além disso, funcionários da OpenAI publicaram uma carta aberta ameaçando demissão coletiva caso a empresa não voltasse atrás e recontratasse Sam Altman no cargo de CEO. Os trabalhadores apontaram que houve ‘má-fé’ do conselho da companhia dona do ChatGPT, já que não foi comprovado os motivos para o desligamento de Altman.
Isso tudo ocorreu em cinco dias, até a OpenAI anunciar nesta quarta-feira (22), a volta de Sam Altman ao cargo de CEO da empresa.
Após o comunicado da OpenAI, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, revelou que está satisfeito com a decisão, e espera que a parceria com a companhia dona do ChatGPT seja cada vez mais desenvolvida.
“Estamos encorajados com as mudanças no quadro OpenAI. Acreditamos que este é um primeiro passo essencial no caminho para uma governação mais estável, bem informada e eficaz. Sam, Greg e eu conversamos e concordamos que eles têm um papel fundamental a desempenhar junto com a equipe de liderança da OAI para garantir que a OAI continue a prosperar e a desenvolver sua missão. Estamos ansiosos para desenvolver a nossa forte parceria e entregar o valor desta próxima geração de IA aos nossos clientes e parceiros.”
This post was last modified on 2023-11-22 18:57