O fabricante chinês de equipamentos de telecomunicações Huawei e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) anunciaram nesta quinta-feira (8) uma parceria para oferecer cursos com certificação para o setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação.
+UPS estuda compra de 150 aeronaves eVTOL para entregas
+DLC Iberia chega para o Euro Truck Simulator 2 por R$ 44,99
+Nova foto mostra robô Perseverance e helicóptero Ingenuity na superfície de Marte
A Huawei e o Senai vão entregar, inicialmente, três laboratórios de última geração para instalação e manutenção de tecnologia fibra óptica ao Distrito Federal, Bahia e Tocantins. Ainda está prevista a criação do programa ICT Academy Senai/Huawei, que inicialmente oferecerá cursos à distância e presenciais com certificações internacionais nas áreas de Cloud, Inteligência Artificial, fibra óptica e 5G.
As primeiras turmas dos laboratórios de fibra ótica na Bahia, Tocantins e Distrito Federal, com 20 alunos cada, e o curso 5G – Indústria de Aplicações terão inscrições gratuitas. Até o final do ano, espera-se formar 2 mil alunos.
O objetivo da parceria é solucionar um dos principais desafios do setor: o déficit de mão de obra qualificada. Segundo uma pesquisa de mercado realizada pela Teleco, 62% das empresas provedoras de internet enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados para instalação de fibra óptica. As regiões Norte e Nordeste são as regiões com maior deficiência.
Ainda de acordo com o estudo, 81% possuem equipes próprias, ou seja, necessitam investir na qualificação dos profissionais por não encontrarem no mercado. No futuro, os profissionais qualificados por meio da parceria também poderão atuar na construção das redes de fibra óptica que cobrirão a rede móvel 5G