O Procon-SP anunciou que vai notificar a Netflix para pedir mais informações a respeito da mudança na forma de pagamento das assinaturas, com a cobrança de valores adicionais para usuários que compartilham a sua senha com pessoas de fora da mesma residência.
+ Netflix passa a cobrar compartilhamento de senha no Brasil
+ WhatsApp libera edição de mensagens enviadas; saiba como
+ Fokker 100 vai virar jato movido a hidrogênio
Segundo um padrão já adotado pelo serviço de streaming no exterior, a Netflix enviou um comunicado aos seus usuários informando sobre a possibilidade de transferência de perfis para novas assinaturas ou a cobrança de um valor adicional de R$ 12,90 por usuário fora do mesmo domicílio.
A decisão do Procon-SP é resultado do aumento no número de consultas recebidas. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, O objetivo é entender o que, de fato, a Netflix está anunciando aos seus assinantes; se, efetivamente a empresa está adotando um novo critério de cobrança e como funcionará este eventual novo sistema de acesso, além de outras informações relacionadas.
Só a partir daí que o Procon-SP vai analisar, com base em dados concretos, eventuais infrações ao Código de Defesa do Consumidor. Os clientes insatisfeitos podem formalizar uma reclamação no site do Procon-SP.