Daqui a alguns bilhões de anos a nossa galáxia, Via Láctea irá colidir e se fundir com a galáxia de Andrômeda, nossa vizinha espacial, em um evento cósmico que poderá afetar todo o sistema solar.
+NASA destaca imagem da galáxia de Andrômeda nos Alpes Suíços
+Instagram anuncia expansão do ‘Close Friends’ para o Feed e Reels
+WhatsApp lança bate-papo por voz em grupos grandes similar ao Discord
Há tempos, os astrônomos já falam sobre a iminente colisão entre as duas galáxias, e graças dados, obtidos através do Telescópio Espacial Hubble, esta pesquisa ganhou uma simulação deste grande evento galáctico.
De acordo com a NASA, a colisão irá resultar em uma transformação significativa das duas galáxias. Os cientistas exemplificam a colisão com uma partida de beisebol, na qual a Via Láctea seria o rebatedor, e a bola a Andrômeda, que vem se descolando em uma velocidade de 110 quilômetros por segundo.
Ao se colidirem, daqui a cerca de 4 bilhões de anos, as estrelas dentro de cada galáxia não colidirão, mas serão lançadas em órbitas diferentes ao redor do novo centro galáctico, nosso Sol, por exemplo, será lançado para uma nova região, o que pode afetar a Terra.
A fusão completa Via Láctea com a Andrômeda está projetada para ocorrer dois bilhões de anos após o encontro das duas. Confira a simulação: