A Nasa e a Boeing confirmaram que o primeiro voo espacial tripulado da nave CST-100 Starliner está programado para acontecer no dia 21 de julho.
+ Cápsula Starliner, da Boeing, completa 1ª missão espacial com sucesso
+ Os cinco mísseis ar-ar mais poderosos do mundo
+ Artemis 2: Nasa avança na montagem do foguete SLS
O plano original era que o voo, que deverá levar dois astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS), acontecesse em abril. Mas a mudança no cronograma foi necessária para a realização de testes de certificação e verificação de subsistemas, além da obrigatoriedade de casar as janelas de lançamento com as necessidade do laboratório espacial.
O objetivo desse voo tripulado da CST-100 Starliner será o de testar todos os processos e sistemas da nave e do foguete Atlas V. Concluída esta etapa com sucesso, a Boeing e a Nasa vão trabalhar para a certificação final da cápsula, que assim estará pronta para tomar parte em missões espaciais regulares.
O projeto da CST-100 Starliner foi anunciado em 2010 e desde então passou por vários atrasos de cronograma. O plano original era que o lançamento acontecesse em 2017. Mas ele só foi ocorrer dois anos depois. E mesmo assim quase terminou com a perda da nave.