Startup de Rondônia desenvolve aplicativo que faz alerta para aglomeração

Startup de Rondônia desenvolve aplicativo que faz alerta para aglomeração

Alunos de Ciências da Computação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desenvolveram o Keep Distance, aplicativo que mantém o distanciamento social com alertas para aglomerações.

+Telescópio Hubble registra “fusão” de galáxias
+Nasa confirma coleta de material do asteroide Bennu
+FAB apresenta novas aeronaves F-39E Gripen

O app Keep Distance surgiu como um projeto de conclusão de curso dos alunos Jéfferson Costa, Márcus Vinícius, Uthant Vicentin, Victor Vieira e Wan Rocha, para o desenvolvimento de mecanismos tecnológicos automatizados por meio da utilização de sensores e inteligência artificial para monitorar a quantidade de pessoas e a distância entre elas para auxiliar nas medidas de distanciamento social. A ideia ganhou o apoio de Ewerton Andrade, professor do departamento de Ciências da Computação da UNIR, e está sendo aprimorada no Ocean.

O objetivo é que o aplicativo avise quando há pessoas próximas por meio de sinais de GPS, wi-fi ou Bluetooth, com lógica de rastreamento similar à de smartphones para detectar qual rede sem fio é mais forte. Por meio da triangulação de sinais, detecta-se a presença de pessoas em um raio de, pelo menos, dez metros.

Basta que alguém no local tenha o aplicativo. Mas também podem ser instalados dispositivos como roteadores e outros dispositivos de geolocalização para facilitar a identificação do número de presentes em cada local, dando a possibilidade até de utilização de painéis sinalizadores na entrada de um ambiente, indicando a quantidade de pessoas.

O projeto foi um dos 13 escolhidos para participar do Samsung Ocean Lab #3, programa de inovação da Samsung Brasil que oferece capacitação empreendedora e tecnológica para a região da Amazônia Ocidental (composta por Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) e do Amapá. A atual edição da iniciativa tem atividades remotas, ampliando o seu alcance.

Redação: