
Com ajuda de lasers e sensores avançados, navio britânico realiza pousos de helicóptero em plena escuridão – entenda como funciona essa tecnologia impressionante!
Depois de cinco anos em missões pelo Mediterrâneo, Caribe e África, o HMS Trent retornou ao Reino Unido com um objetivo audacioso: testar um revolucionário Sistema de Auxílio Visual ao Pouso de Helicóptero (HVLAS), capaz de transformar o modo como helicópteros operam em alto-mar à noite ou sob tempestades.
Durante três dias intensos ao largo de Plymouth, a tripulação conduziu operações noturnas com um helicóptero Wildcat, desafiando a escuridão com o suporte de tecnologias de ponta.

O que torna esse sistema tão especial? Uma combinação de:
- Barra de horizonte estabilizada que se mantém firme mesmo com o balanço do navio;
- Indicador de trajetória de planeio que guia o helicóptero até o convés com precisão;
- Luzes de borda e linhas de laser que brilham mesmo sob neblina ou chuva intensa.
Sim, tudo isso funciona inclusive com óculos de visão noturna!
Apesar de não ter hangar, o HMS Trent agora pode apoiar helicópteros britânicos e até da Guarda Costeira dos EUA em missões críticas, como operações antinarcóticos ou resgates após furacões no Caribe.
Primeira vez em 3 anos que o HMS Trent recebe um helicóptero – e com um sistema inédito!
O HVLAS é o primeiro do tipo a ser instalado em navios de patrulha offshore da Marinha Real e representa um salto tecnológico para a segurança dos pilotos. Totalmente compatível com operações noturnas, ele garante pousos suaves mesmo sob condições extremas.
Neste momento, o HMS Trent está em Portsmouth se preparando para voltar ao Caribe, onde continuará protegendo os Territórios Ultramarinos Britânicos e apoiando ações humanitárias.
Fonte e imagens: Royal Navy
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