Um trabalho científico realizado por pesquisadores da Columbia Business School (EUA) aponta que o trabalho remoto afeta negativamente o processo criativo.
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Divulgado pela publicação científica Nature, o trabalho é resultado de um estudo que envolveu 602 pessoas, entre estudantes e funcionários da universidade.
Eles foram divididos em pares que iriam trabalhar de maneira virtual ou presencial. Em cinco minutos, o par reunido de maneira aleatória tinha que achar um novo uso para objetos do cotidiano, como plástico bolha e um frisbee, e depois um minuto para selecionarem a ideia que acharam mais criativa.
O resultado de cada dupla foi avaliado com base na novidade e na criatividade de cada uma dessas ideias, definidas por um júri de estudantes. No final das contas, as ideias mais criativas vieram daqueles que trabalharam presencialmente.
De acordo com os pesquisadores, as duplas que trabalharam por videoconferência passaram mais tempo se concentrando em olhar diretamente para o seu par.
O campo visual mais restrito, além de afetar o pensamento criativo, também fez com que os participantes do estudo se lembrassem também de menos características da sala em que estavam. Que era exatamente a mesma das duplas que trabalharam pessoalmente.