Ucrânia já perdeu 30% da sua frota de caças MiG-29

Mig-29

Em quase 10 meses de conflito militar com a Rússia, a Ucrânia já perdeu pelo menos 15 dos 51 aviões de caças MiG-29 em serviço no país antes do início da guerra. É o que aponta um levantamento independente feito pelo site de defesa Oryx, com base em evidências visuais.

+ Cinco aviões comerciais com versões militares
+ Força Aérea da Ucrânia ainda é dependente de aviões dos tempos da União Soviética
+ Os 10 países com mais aviões militares no mundo

O avião supersônico é atualmente a principal aeronave de combate da Ucrânia. Ainda remanescentes da União Soviética, os caças não passaram por modernização como os “29” em serviço na Rússia, o que colocam os ucranianos em grande desvantagem no ar.

Mesmo assim, os MiG-29 ucranianos têm enfrentado – ainda que de maneira limitada, por conta dos números – os russos, além de terem sido adaptados para lançar mísseis antirradar americanos AGM-88 HARM contra as defesas antiaéreas do adversário.

Sem respostas para o pedido de aviões de caça de geração mais moderna dos aliados ocidentais, a expectativa na Ucrânia é pela chegada de 11 unidades do MiG-29 operadas pela Eslováquia e que passaram por um processo de modernização nos anos 2000.

Redação: