A Rolls-Royce anunciou nesta quinta-feira (18) que concluiu com sucesso os primeiros testes de acionamento do UltraFan, motor de avião do tipo turbofan que é considerado o maior já produzido no mundo.
+ Embraer KC-390 realiza primeiro pouso em grande altitude
+ eVTOL da Eve completa teste de túnel de vento
+ Linha de produção do F-39 Gripen é inaugurada no Brasil
Os testes foram realizados na unidade industrial da Rolls-Royce em Derby (Reino Unido) e foram feitos usando 100% de SAF, como é conhecido o querosene ecológico obtido a partir de fontes renováveis.
Com diâmetro de 3,6 metros, o UltraFan é pensado para equipar aeronaves de grande porte e oferece um ganho de 10% em eficiência na comparação com o Trent XWB, motor projetado para o Airbus A350 e que já é considerado um dos mais econômicos do mundo na sua categoria. Graças a inovações como as pás feitas em fibra de carbono e titânio
De acordo com a Rolls-Royce, a expectativa é de que o UltraFan resulte em uma família de motores com empuxo entre 25.000 e 110.000 libras, que esteja pronto para produção na década de 2030. Até lá, a expectativa é de que algumas tecnologias do novo projeto sejam aplicadas aos atuais propulsores da família Trent.