As inscrições para o Programa Artemis, que levará novamente o homem à superfície da Lua em 2024, começam no dia 2 de março e duram até o dia 31 do mesmo mês. A NASA não divulgou exatamente quantos astronautas pretende aprovar nesta nova turma, mas, se seguir o padrão de processos anteriores, podemos esperar uma média de entre 8 e 12 astronautas dentro de alguns anos — período em que passam por treinamentos intensos e testes rígidos. No último processo seletivo, a NASA aprovou 11 astronautas entre mais de 18 mil candidatos.
+ Airbus apresenta protótipo de avião futurista com uma asa gigante e nenhuma fuselagem separada
+ Samsung lança novo smartphone dobrável Galaxy Z Flip
+ Táxi voador Cora fará testes com passageiros
O que é preciso para ser um astronauta da NASA
• De início, os candidatos devem, obrigatoriamente, ter cidadania americana — ou seja, é preciso ter nascido nos Estados Unidos ou ter dupla cidadania, com os EUA sendo uma delas.
• Mas caso você faça parte do grupo com cidadania americana, calma, poisvai ficando cada vez mais difícil. É preciso que o candidato tenha mestrado em algum campo STEM (incluindo engenharia, ciências biológicas, ciências físicas, ciências da computação ou matemática), mas não vale ter feito o mestrado em qualquer instituição — a NASA aceita somente os formados em instituições credenciadas.
• Quem não tiver mestrado e atender aos demais requisitos, ainda tem uma chance, pois a agência também aceita pessoas com dois anos de trabalho para um doutorado em campos STEM (sigla para ciência, tecnologia, engenharia e matemática), ou com doutorado completo em medicina, ou ainda quem tenha concluído (ou concluirá até junho de 2021) um curso para ser piloto de testes — desde que esse curso seja reconhecido nacionalmente.
• Além disso, os candidatos também precisam ter ao menos dois anos de experiência profissional comprovada em suas áreas de atuação, ou ter pelo menos mil horas de voo como pilotos em aviões a jato.
• Por fim, os candidatos ao programa Artemis passarão por uma avaliação online com duas horas de duração, logo após enviarem suas inscrições, tudo para garantir que os pré-aprovados atendam às expectativas da agência espacial.
O treinamento
Se voc6e for selecionado, vem um longo processo envolvendo entrevistas diversas, além de exames médicos iniciais para, somente depois disso, os aprovados serem anunciados — e contratados pela NASA. Contudo, mesmo com o contrato assinado, eles ainda são apenas candidatos a astronauta, somente podendo ser chamados de astronautas depois que completam um extenso treinamento, que envolve teoria e prática.
No treinamento, eles precisam provar que entendem tudo de coisas como robótica e engenharia, e também devem ter vasto conhecimento de aeronaves. Ainda, são submetidos a testes de resistência intensivos e precisam fazer treinamentos variados, como a prática de caminhadas espaciais (que é feito debaixo d’água para simular a microgravidade), participar de simulações em realidade virtual e até mesmo aprender outros idiomas.
No vídeo abaixo, você descobre um pouco sobre esse treinamento rígido que é exigido dos candidatos:
Depois de dois anos de treinamento, os candidatos aprovados e devidamente formados podem começar a realizar tarefas como astronautas — como participar do desenvolvimento de naves espaciais e apoiar equipes que estão atualmente no espaço —, até que, finalmente, sejam convocados para suas próprias missões espaciais. Isso pode, inclusive, envolver missões na Estação Espacial Internacional antes de eles partirem rumo à Lua ou a Marte.
A NASA pretende selecionar a nova classe de candidatos a astronautas em meados de 2021, provavelmente formando esta próxima turma entre 2023 e 2024.