Val Kilmer se emocionou ao ouvir sua voz recriada pela IA pela primeira vez

Val Kilmer (Reprodução/Divulgação)
Val Kilmer (Reprodução/Divulgação)

Ator ficou sem voz após realizar uma traqueostomia em 2014

Val Kilmer morreu, na terça-feira, 1º de abril, aos 65 anos, após anos de tratamento contra alguns problemas de saúde. A morte do ator foi confirmada por sua filha, Mercedes Kilmer.

Em sua última aparição no cinema, Val Kilmer emocionou fãs e Tom Cruise ao encarnar Tom “Iceman” Kazansky em Top Gun: Maverick, sequência de 2022 da saga, em que deu vida ao rival do protagonista, Pete ‘Maverick’ Mitchell, em 1986. 

As imagens de Val Kilmer em Top Gun: Maverick voltaram a viralizar nas redes sociais após a notícia de sua morte

Como as cordas vocais de Kilmer haviam sido danificadas por conta de uma traqueostomia, feita em 2014, após a cirurgia contra um câncer na garganta, a tecnologia da inteligência artificial foi usada para regenerar a voz de Iceman no longa de 2022.

A empresa britânica de IA Sonantic usou horas de gravações anteriores, de seus filmes e entrevistas e criou uma réplica digital da voz do astro.

Kilmer se emocionou ao ouvir, pela primeira vez, sua voz recriada em IA.

“Sou grato a toda a equipe da Sonantic que restaurou minha voz com maestria, de uma forma que nunca imaginei ser possível”, disse ele na ocasião.

“Como seres humanos, a capacidade de comunicação é a essência da nossa existência e os efeitos do câncer de garganta tornaram difícil para os outros me entenderem”, continuou.

“A oportunidade de contar minha história, com uma voz que pareça autêntica e familiar, é um presente incrivelmente especial”, completou.

Fonte e imagens: LadBible / X @CinemaTweets1. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top