Vários países assinam 1º acordo internacional para desenvolvimento seguro de IA

Vários países assinam 1º acordo internacional para desenvolvimento seguro de IA
Vários países assinam 1º acordo internacional para desenvolvimento seguro de IA (Freepik)

Neste último domingo (26), vários países assinaram um documento que foi descrito como o primeiro acordo internacional de segurança sobre inteligência artificial (IA).

+Tesouro cósmico: Hubble captura foto incrível com vários tipos de galáxias
+Google investiga desaparecimento de arquivos de usuários do Google Drive
+Google vai excluir contas inativas; veja como evitar perder a sua!

Segundo a Reuters, este documento, que conta com cerca de 20 páginas, tem o objetivo de padronizar e monitorar as empresas para que elas desenvolvam sistemas de IA “seguros por design”.

Assinado por 18 países, incluindo Estados Unidos, o Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, República Checa, Polônia, Austrália, Singapura, entre outros, o acordo destaca a necessidade de desenvolver e implantar a IA de maneira a garantir a segurança do público contra possíveis abusos.

A diretora da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA, Jen Easterly, ressaltou a importância do consenso internacional em priorizar a segurança na fase de desenvolvimento de sistemas de IA à Reuters.

“Esta é a primeira vez que vimos uma afirmação de que essas capacidades não deveriam ser apenas sobre recursos interessantes e quão rapidamente podemos colocá-los no mercado ou como podemos competir para reduzir custos. Um acordo de que a coisa mais importante que precisa ser feita na fase de design é a segurança”

Back to top