O rover Perseverance, da NASA, que vem explorando a imensidão de Marte, encontrou moléculas orgânicas no Planeta Vermelho, segundo um estudo publico pela Nature.
+Famoso jogo de luta se torna gratuito!
+Meta bloqueia usuários da UE de acessar Threads com VPN
+Por que o Threads ainda não foi lançado na UE?
As moléculas estavam localizadas no fundo da Cratera de Jezero, da qual o rover vem explorando detalhadamente desde 2021, os compostos contém carbono, e apesar de não serem evidências concretas de atividade biológica, esta descoberta é de extremamente importante para ajudar na busca por sinais de vida antiga em Marte.
Estas moléculas orgânicas puderam ser localizadas graças ao SHERLOC (Scanning Habitable Environments with Raman and Luminescence for Organics and Chemicals), uma ferramenta instalada no Perseverance, e segundo a Nature, ainda podem conter elementos como: oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, fósforo e enxofre.
Ainda de acordo com Ashley E Murphy, pesquisadora do Instituto de Ciência Planetária e coautora do novo artigo da Nature, em entrevista para o ‘The Independente‘:
“Marte pode ter tido uma história geológica inicial semelhante à da Terra, então usamos nosso conhecimento da vida como a conhecemos na Terra para onde procurar evidências potenciais de vida passada em Marte. O mapeamento de orgânicos permite uma melhor compreensão de se o ciclo do carbono marciano é semelhante ou diferente da Terra, e o potencial de Marte para hospedar vida.”
Fonte: Nature e The Independente
This post was last modified on 2023-07-14 19:39