Vídeo: Cientistas “ressuscitam” o Lobo Terrível, extinto há mais de 10 mil anos

Cientistas “ressuscitam” o Lobo Terrível, extinto há mais de 10 mil anos. Instagram @itiscolossalCientistas “ressuscitam” o Lobo Terrível, extinto há mais de 10 mil anos. Instagram @itiscolossal
Cientistas “ressuscitam” o Lobo Terrível, extinto há mais de 10 mil anos. Instagram @itiscolossal

A empresa americana Colossal Biosciences anunciou um feito inédito na ciência: a “ressurreição” do lendário Lobo Terrível (Dire Wolf), uma espécie extinta há mais de 10 mil anos e que ficou ainda mais famosa graças à série Game of Thrones.

Segundo comunicado oficial nas redes sociais, dois filhotes machos e uma fêmea nasceram a partir de engenharia genética baseada em DNA antigo reconstruído a partir de fósseis com até 72 mil anos de idade. Os lobos foram batizados como Rômulo e Remo, em referência aos irmãos mitológicos fundadores de Roma, e Khaleesi, em homenagem à icônica personagem da série da HBO.

+ Clique aqui para ver o vídeo

“O Lobo Terrível está extinto há mais de 10 mil anos. Esses dois lobos foram trazidos de volta da extinção usando edições genéticas derivadas de um genoma completo de lobo terrível, meticulosamente reconstruído pela Colossal a partir de DNA antigo encontrado em fósseis que datam de 11.500 e 72.000 anos”, informou a empresa.

A amostra genética foi extraída de um crânio de 72 mil anos encontrado em Idaho e de um dente com mais de 13 mil anos achado em Ohio. A descoberta foi possível graças à colaboração entre a Colossal e museus norte-americanos.

A empresa afirma que este avanço representa um marco não apenas para a biotecnologia, mas também para os esforços de conservação e restauração ambiental:

“Nosso objetivo sempre foi claro: revolucionar a história e ser a primeira empresa a usar a tecnologia CRISPR com sucesso na desextinção de espécies anteriormente perdidas”, declarou a Colossal.

A iniciativa faz parte da missão da empresa de “restaurar a Terra a um estado mais saudável”, usando tecnologias genéticas de ponta para reintroduzir espécies extintas e promover o equilíbrio ecológico.

Fonte e imagens: X @colossal / Instagram @itiscolossal. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

This post was last modified on 2025-04-08 04:14

whatsapp