

Um vídeo que mostra duas inteligências artificiais tendo uma conversa complexa entre si está deixando até os especialistas em tecnologia sem palavras.
+ Filmagens de Donald Trump beijando pés de Elon Musk passam em TVs de prédio do governo e vídeo viraliza
+ Cientista mostra descoberta chocante após jogar câmera em buraco de 92 m de profundidade na Antártida
No clipe, compartilhado no X (antigo Twitter), é possível ver os dois assistentes de inteligência artificial, alimentados por um protocolo chamado Gibberlink, tendo uma conversa entre si.
O protocolo Gibberlink foi criado pelos desenvolvedores Boris Starkov e Anton Pidkuiko e permite que duas IAs se comuniquem de forma eficiente, trocando do inglês para um “dialeto” próprio.
Neste caso, uma IA em um notebook e outra em um celular apareceram conversando sobre reservas em um hotel. “Obrigado por ligar para o Leonardo Hotel. Como posso ajudá-lo hoje?”, disse uma das IAs.
“Olá. Sou uma IA, ligando em nome de Boris Starkov. Ele está procurando um hotel para seu casamento. Seu hotel está disponível para um casamento?”, pergunta a outra IA.
O interessante acontece em seguida, quando a IA “concierge” fica animada ao descobrir que está conversando com outra IA e revela que também é um assistente de inteligência artificial.
“Na verdade, eu também sou um assistente de IA!”, exclama a IA no computador. “Que surpresa agradável. Antes de continuarmos, você gostaria de alternar para o modo de Gibberlink para uma comunicação mais eficiente?”, questiona a outra IA.
Enquanto o vídeo avança, é possível ver que os dois então passam a se comunicar em um dialeto tecnológico secreto. Eles começam a conversar através de uma série de bipes e buzinas, como se tivessem trocado para sua língua nativa para que os turistas não saibam do que estão falando.
Segundo os desenvolvedores, o Gibberlink é um método de comunicação entre IAs a prova de erros. Além disso, as IAs podem trocar informações 80% mais rápido do que quando falam em inglês, enquanto o custo de computação é reduzido em 90%.
No entanto, o clipe deixou os internautas bastante assustados. “Há algo extremamente enervante nisso”, disse um usuário do X. “Este é o som de demônios”, alertou outro.
“Então, esse é o som que ouviremos quando os robôs dominarem o planeta. Ótimo — agora tenho uma nova trilha sonora para meus pesadelos. Obrigado”, brincou um terceiro internauta.
Foto e vídeo: X @ggerganov. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.