No último sábado (26), os céus de Picos, na cidade de Teresina, no Brasil, foram palco de um fenômeno raro e impressionante: um “arco-íris de fogo”. O espetáculo foi registrado por moradores da região e rapidamente viralizou nas redes sociais, chamando a atenção de internautas de todo o país.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O efeito óptico, que raramente ocorre, é conhecido cientificamente como halo circum-horizontal e se forma devido à refração dos raios solares nos cristais de gelo de nuvens do tipo cirros, que ficam em grandes altitudes. Para que o “arco-íris de fogo” se manifeste, o Sol precisa estar posicionado em um ângulo específico de 58º no céu, condição que contribui para a raridade do fenômeno.
Em regiões de latitudes mais extremas, como o norte do Hemisfério Norte e o extremo sul do Hemisfério Sul, esse fenômeno não é visível, o que torna a ocorrência ainda mais especial em localidades como o Brasil.
O vídeo capturado em Picos mostra cores vibrantes que se espalham pelo céu, formando um arco-íris horizontal em vez do típico formato em arco. Este fenômeno, além de proporcionar uma beleza única, traz curiosidade e fascínio entre os que têm a sorte de presenciá-lo.
Vídeo e foto: Reprodução X @BollitoWillyam. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.