Um vídeo divulgado pelo exército da Ucrânia mostra o trabalho dos soldados operando drones Kamikaze Switchblade 300 de fabricação americana.
No vídeo, que não mostra data ou local preciso, drones kamikazes extremamente precisos atingem solados russos entrincheirados.
+ VÍDEO: Forças Armadas da Ucrânia mostram imagens dos drones que estão aterrorizando os soldados russos em solo
+ Ucrânia está criando a primeira frota de drones marítimos do mundo
Switchblade 300
As armas pequenas e precisas fazem parte de um pacote de ajuda militar dos EUA entregue para ajudar a Ucrânia a reagir à invasão da Rússia, que começou há oito meses.
O Switchblade vem em dois tamanhos. O modelo 300 menor pesa cerca de 5 libras e é pequeno o suficiente para um soldado carregar em uma mochila e pode voar por cerca de 15 minutos.
Seu pequeno tamanho e voo silencioso o tornam extremamente difícil de detectar ou interceptar, explicou Aldana.
A versão mais pesada de 50 libras pode voar por mais tempo – cerca de 40 minutos – e é usada para atingir tanques e veículos blindados.
+ Vídeo mostra como funciona o uso militar de drones comerciais na Ucrânia
+ Dassault e Airbus fecham acordo para projeto de novo caça europeu
O nome Switchblade vem da maneira como as asas acionadas por mola são dobradas dentro de um tubo e se abrem quando liberadas, o que Aldana demonstra.
“Ambos são chamados de ‘munições de demora’. São quase como modelos de aviões que podem atingir uma certa distância.” disse Aldan. “Os maiores podem derrubar um tanque.”
O Switchblade usa infravermelho diurno e noturno, bem como um “rastreador de alvo auxiliado” para bloquear alvos estacionários e em movimento.