Vídeo: Youtuber pilota aeronave espiã secreta para alcançar o “canto do caixão” na borda do espaço

Vídeo: Youtuber pilota aeronave espiã secreta para alcançar o "canto do caixão" na borda do espaço
Vídeo: Youtuber pilota aeronave espiã secreta para alcançar o “canto do caixão” na borda do espaço (Foto: YouTube)

Sam Eckholm, youtuber que é veterano da Força Aérea dos Estados Unidos, postou um vídeo em que aparece pilotando um avião espião secreto dos EUA para chegar na perigosa zona do “canto do caixão”.

+ Exercício do exército americano apresenta sistemas de defesa com lasers
+ Homem engole diamantes de mais de US$ 760 mil, polícia recupera brincos nas fezes e história viraliza

A aeronave Lockheed U2, apelidada de Dragon Lady, foi construída pela Força Aérea dos EUA (USAF) e pela CIA na década de 1950. Ela foi muito usada durante a Guerra Fria para missões na China, Rússia, Cuba e Vietnã.

No vídeo, Eckholm aparece pilotando o avião militar da USAF a uma altitude de mais de 21 mil quilômetros para alcançar a borda do espaço.

No entanto, na filmagem, ele aparece chegando no “canto do caixão”, uma área perigosíssima em que uma mudança mínima pode ser fatal para quem estiver voando por lá.

+ Clique aqui e confira o vídeo

“Refere-se à região de voo onde até mesmo as menores mudanças na velocidade ou altitude podem resultar em, bem, acho que você entendeu”, explicou ele no vídeo do YouTube em que documentou sua jornada.

Seu copiloto, o instrutor Mongo, acrescentou: “Quanto mais subimos, mais perto estamos do excesso de velocidade e da perda de altitude, o que nos coloca em uma margem de voo extremamente curta a qualquer momento”.

“Vá muito devagar e você vai estolar o jato. Vá muito rápido e você vai exceder seu número crítico de Mach”, ainda disse Eckholm, com o “número crítico de Mach” sendo a velocidade na qual o fluxo de ar sobre as asas se torna instável.

Isso significa que, se você se mover muito rápido, corre o risco das asas quebrarem. Por outro lado, mova-se muito devagar e você irá estolar o jato. Não é à toa que a região se chama “canto do caixão”, afinal de contas.

Foto e vídeo: YouTube @SamEckholm. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top