Que os vikings chegaram a América cerca de 500 anos antes do navegador genovês Cristóvão Colombo já era sabido desde os anos 1960, quando foram encontrados restos de um assentamento em L’Anse aux Meadows (Canadá).
+ Samsung Galaxy Tab S7 FE estreia no Brasil trazendo tela de 12,4″
+ Diretora do TikTok dará palestra na próxima Gramado Summit
+ Criminosos usam Round 6 para instalar malware em celulares
Mas um novo estudo científico conseguiu datar com mais precisão que os navegadores nórdicos estiveram no continente por volta do ano 1021. Até então, acreditava-se apenas que o povoado teria sido formado em algum momento entre os anos 990 e 1050 d.C..
O trabalho científico, realizado por um grupo internacional de pesquisadores, foi divulgado na revista científica Nature. Para chegar a essa data, eles trocaram o usual método de datação com radiocarbono pelos sinais deixados por tempestades solares nos anéis de crescimento das árvores.
A partir da análise de amostras de madeira do assentamento viking, descobriu-se que os anéis de crescimento foram formados após uma grande tempestade solar que, já se sabe, aconteceu entre os anos de 992 e 993.
Para afastar a hipótese de que as peças teriam sido produzidas pelos habitantes nativos, os cientistas destacaram ainda que há sinais do uso de ferramentas metálicas no corte da madeira.
A presença viking na América ainda é cercada de mistérios. Não se sabe quanto tempo eles ficaram por aqui. Mas acredita-se que essa presença não tenha durado pouquíssimo tempo.