Logo no início da manhã deste domingo (19), vocë terã uma õtima oportunidade para observar o céu, cinco planetas do Sistema Solar estarão visíveis a olho nu para nós. As últimas duas vezes em que o “encontro” entre Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno foi observado foram em 2016 e 2005.
+ Motorola lança família One Fusion no Brasil
+ Dia Mundial do Emoji é comemorado nesta sexta-feira (17)
+ 11 coisas que o vinagre pode fazer pela sua beleza e você nem imaginava
+ BMW apresenta as novas BMW F750GS, F850GS e F850 GS Adventure 2021
Se você quiser ver todos os astros terá que madrugar: a observação só será possível cerca de uma hora antes do nascer do Sol, quando Júpiter e Saturno estarão se pondo e Mercúrio estará nascendo. Como o Brasil tem grande extensão territorial, vale pesquisar o horário do amanhecer na região em que você está — a diferença pode ser de mais de uma hora entre norte e sul do país, por exemplo.
Para garantir a visualização dos planetas, os cientistas recomendam ficar em uma área com baixa poluição visual e, apesar de não ser necessário, o uso de binóculos pode ajudar. Além disso, uma dica crucial é ter paciência: seus olhos levarão um tempo para se adaptar à luminosidade e pode demorar um pouco até você encontrar os planetas.
Mercúrio aparecerá no nordeste do céu, enquanto Júpiter e Saturno aparecerão na região oposta, à sudoeste. Uma boa ideia é utilizar um aplicativo que mapeia o céu, como o Star Chart.