Volkswagen vai apostar em bateria unificada para carros elétricos

Volkswagen vai apostar em bateria unificada para carros elétricos

Com o objetivo de baixar em até 50% o custo da bateria em carros elétricos de entrada, o Grupo Volkswagen anunciou para 2023 o lançamento de uma célula unificada, que até 2030 estará presente em 80% dos veículos das marca da empresa.

+Kia revela o EV6, o primeiro carro elétrico da marca
+Nokia 2.4 estreia no mercado brasileiro por R$ 1.399
+Proteção de dados de consumidores no Brasil é desafio para empresas

“Vamos usar nossa economia de escala para beneficiar nossos clientes também no que diz respeito à bateria. Na média, vamos reduzir o custo dos sistemas de baterias para significativamente abaixo de 100 euros por quilowatt-hora. No final, isso fará da mobilidade elétrica uma tecnologia de propulsão acessível e dominante”, afirma Thomas Schmall, membro do Conselho do Grupo Volkswagen encarregado da Tecnologia.

A nova célula prismática unificada também proporciona as melhores condições para a transição para a célula de estado sólido – o próximo salto quântico na tecnologia das baterias, que a Volkswagen espera acontecer no meio da década. Além da célula unificada e da expansão consistente da produção própria, o novo roteiro tecnológico do Grupo também vai focar na integração de mais etapas ao longo da cadeia de valores até a reciclagem industrial e na operação de seis gigafábricas de baterias na Europa.

A Volkswagen decidiu mudar o foco do plano de produção de células anterior e concentrar a produção de suas células premium na gigafábrica sueca de “Northvolt Ett”, em Skellefteå, em colaboração com a Northvolt. A produção dessas células está prevista para começar em 2023 e será ampliada gradualmente para uma capacidade anual de até 40 GWh.

A gigafábrica operada atualmente pela Volkswagen em Salzgitter produzirá a célula unificada para o segmento de alto volume a partir de 2025 e desenvolverá inovações nas áreas de processo, design e química. Uma capacidade de produção de até 40 GWh por ano também está planejada para Salzgitter. Essa mudança de foco vai proporcionar maior economia de escala e diminuir a complexidade da produção. Ambas as gigafábricas serão abastecidas com eletricidade produzida por fontes de energia renováveis. Potenciais localizações e parceiros para as outras fábricas estão sendo estudadas nesse momento.

Redação: