WhatsApp: Como proteger após ter celular roubado ou perdido

WhatsApp: Como proteger após ter celular roubado ou perdido (Foto: Alfredo Rivera / Pixabay)

Em caso de furto ou roubo do seu aparelho celular é importante tomar algumas medidas que impedem o uso indevido de suas contas e redes sociais para garantir a privacidade das suas informações. Com o WhatsApp, há alguns opções que podem ser feitas para impedir que alguém troque mensagens em seu nome.

+Um dos maiores sites de torrent do mundo chega ao fim
+God of War, FIFA e mais jogos ficam em promoção nesta semana
+Fim do mundo: astrônomos dizem que o Sol transformará a Terra em uma “rocha sem vida”

Segundo a plataforma, a saída mais fácil e recomendada é desativar o chip antigo e usar um novo com o mesmo número. Uma outra opção, caso você queira desativar sua antiga conta do WhatsApp, é enviar um e-mail para a plataforma pedindo para que o seu perfil seja desativado.

Além do WhatsApp, é importante também saber o que fazer assim que o seu celular é furtado, perdido ou roubado. Confira alguns passos:

O que fazer quando o celular é roubado ou perdido?

Em caso de roubo ou furto, é importante fazer um boletim de ocorrência para notificar o ocorrido, no site da delegacia eletrônica do seu estado. Após isso, entre em contato com a sua operadora para pedir o bloqueio do IMEI, o número de ‘Identificação Internacional de Equipamento Móvel’, que impedirá o celular se conecte a redes móveis e diminuirá as chances do ladrão revender ou usar o aparelho.

É extremamente importante também entrar em contato imediatamente com os seus bancos para notificar o furto, roubo e perda do aparelho, e troque suas senhas de todos os serviços cadastrados no aparelho, como redes sociais e e-mail.

Como descobrir o número de IMEI

O número IMEI é um código único presente em aparelhos que se conectam às redes celulares, como smartphones, tablets e modems 4G ou 5G.

Para descobrir este número há três maneiras, a primeira é digitar *#06#* no telefone, e o número de IMEI irá aparecer na tela. O código também aparece na caixinha do aparelho, além de algumas vezes na nota fiscal do smartphone. E por último, pelos próprios sites das fabricantes, Google, Apple e Samsung.

Redação: