
Em uma nota divulgada no último domingo (23), o YouTube revelou que não passará mais anúncios em momentos importantes dos vídeos na plataforma.
+ Blue Origin lança seis turistas espaciais para trigésima missão do foguete New Shepard
+ Vídeo de duas IAs conversando entre si em dialeto tecnológico deixa até especialistas boquiabertos
A mudança visa alterar a configuração padrão das propagandas mid-roll, que podem passar em qualquer momento do vídeo. Agora, os anúncios só serão exibidos em momentos específicos, para que não atrapalhem a exibição do conteúdo.
De acordo com a plataforma, foi realizado no ano passado um teste de anúncios mid-roll inseridos manualmente e automaticamente pela plataforma.
Eles descobriam que, no caso dos anúncios mistos, foi gerado um aumento de 5% na receita dos criadores de conteúdo em comparação com a inserção manual das propagandas.
Os youtubers podem usar o YouTube Studio para colocar anúncios manualmente, mas, segundo a plataforma, a melhor dinâmica é deixar o sistema colocar alguns anúncios automáticos e o próprio criador inserir o restante.
Com a mudança, que entrará em vigor a partir de 12 de maio, o sistema marcará um aviso para o criador caso o anúncio tenha sido inserido em um momento importante do vídeo, o que pode fazer com que o espectador abandone o conteúdo.
Vale lembrar que todos os vídeos publicados no YouTube antes de 24 de fevereiro de 2025 serão atualizados com a opção de anúncios manuais e automáticos.
Foto e vídeo: Freepik. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.