O YouTube anunciou algumas novidades nesta terça-feira (1), muitas delas sobre o Shorts, sua própria ferramenta de vídeos curtos. As mudanças e expansões visam concorrer ainda mais com o Instagram Reels, e principalmente, com o TikTok.
+YouTube testa resumos de vídeos gerados por IA
+Steam libera famoso simulador por menos de R$ 15
+Nasa irá lançar serviço de streaming gratuito
Entre as novidades estão o “Collab“, uma forma do criador gravar um vídeo lado a lado com outros, ferramentas para remixagem, adição de efeitos, adesivos, além do incentivo às transmissões ao vivo dentro do Shorts.
A empresa está testando uma nova experiência ‘ao vivo vertical’, que ajudará os criadores ao vivo a serem descobertos no feed principal da ferramenta de vídeos curtos. Semelhante ao que já ocorre com o TikTok, o YouTube Shorts irá exibir uma prévia das transmissões ao vivo de um criador de conteúdo, que é seguido ou recomendado pelo algoritmo ao usuário.
Já o ‘Collab‘ irá funcionar como as ferramentas ‘Dueto‘ do TikTok e ‘Remix‘ do Instagram Reels, permitindo criar um vídeo através de outro já existente, o que possibilita e incentiva a interação entre os criadores de conteúdo. O Collab, do YouTube Shorts, também oferece uma variedade de opções de layout para formar a tela dividida.
O Shorts tem crescido muito desde sua estreia, ultrapassando 50 bilhões de visualizações diárias. Segundo o YouTube, a ferramenta de vídeos curtos chegou a mais de 1,5 bilhão de usuários mensais logados na plataforma que assistem ao Shorts.
Fonte: TechCrunch e YouTube