
O micro-ondas é um eletrodoméstico indispensável, sendo uma ferramenta muito prática para aquecer alimentos e bebidas sem ter que usar o fogão.
+ Nintendo finalmente anuncia Switch 2; veja tudo sobre o que sabemos sobre o console
+ Novas regras da Meta aumentam buscas de usuários que querem excluir Facebook e Instagram
No entanto, as pessoas têm muitos equívocos sobre esse aparelho. Confira alguns:
1. Micro-ondas tira propriedades dos alimentos
Alguns nutrientes e vitaminas presentes nos alimentos podem se perder quando são aquecidos pelo micro-ondas. Isso acontece porque esses componentes podem se perder com calor excessivo, o que também acontece com fogão, grelha ou forno.
Por isso, aquecimento lento e em baixas temperaturas é mais recomendado para preservar os nutrientes e vitaminas dos alimentos.
2. Aquecer água no micro-ondas pode ser muito perigoso
Isso acontece porque, ao contrário de esquentar líquidos no fogão, não é possível ver bolhas de ebulição quando a água foi aquecida no micro-ondas. Como não é possível ver alterações na água, mesmo que ela esteja em ponto de fervura, as chances de queimaduras são muito maiores.
3. Plástico derrete no micro-ondas
Muitas pessoas levam marmitas de plástico para aquecer sua comida no micro-ondas. No entanto, mantenha em mente que alguns recipientes de plástico podem derreter no micro-ondas e danificar o aparelho. Prefira aquecer os alimentos com potes de vidro ou potes de plásticos que podem ir ao micro-ondas, ou seja, que esse uso seja permitido pela fabricante.
4. Alumínio pode causar explosões no micro-ondas
Isso acontece porque contato do metal com as ondas de calor do aparelho pode provocar faíscas, o que por sua vez pode desencadear incêndios e explosões. Por isso, dê uma boa olhada nas embalagens e potes antes de colocá-los no micro-ondas, afim de evitar acidentes.
5. Certos alimentos podem explodir no micro-ondas
Se você já esquentou uma lasanha ou um prato de macarrão com molho dentro do micro-ondas, pode ter ouvido pequenas explosões dentro do aparelho e isso acontece por conta do aumento da pressão.
Caso vá aquecer tomates, batatas ou linguiças no micro-ondas, é recomendado perfurá-los com um garfo ou cortá-los com uma faca, o que permite que o vapor escape durante o aquecimento, evitando explosões.
Foto e vídeo: Freepik. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.