Durante uma pesquisa, Telescópio Espacial James Webb identificou a menor anã marrom livre já descoberta! O estudo, divulgado pela NASA, é liderada por Kevin Luhman, da Universidade Estadual da Pensilvânia.
+Threads é oficialmente lançado na União Europeia após questões regulatórias
+NASA destaca beleza única de nebulosa parecida com coração humano
+James Webb captura o que restou de explosão estelar da Cassiopeia A
Anãs marrons são objetos celestes que transitam entre estrelas e planetas. Elas são formadas como estrelas, mas não alcançam densidade suficiente para iniciar a fusão de hidrogênio e se tornar uma estrela. Com massas que podem variar de algumas vezes a de Júpiter, as anãs marrons ocupam uma categoria intermediária, compartilhando características tanto com estrelas quanto com planetas.
A anã marrom identificada na pesquisa com o James Webb tem de três a quatro vezes a massa de Júpiter, estabelecendo um novo recorde. A busca ocorreu no aglomerado estelar IC 348, a cerca de 1.000 anos-luz de distância da Terra.
Além de contribuir para a compreensão da formação estelar, essas anãs marrons podem fornecer insights sobre exoplanetas, ou seja, planetas que orbitam estrelas fora do nosso Sistema Solar.
Unique. That’s what you are.
Not a star, not a planet — a brown dwarf is an object that falls in between. Within the star cluster shown below, Webb observed the tiniest, free-floating brown dwarf ever discovered. More on this record-breaking discovery: https://t.co/011SFIiRhe pic.twitter.com/W2JiKODQNn
— NASA Webb Telescope (@NASAWebb) December 13, 2023